segunda-feira, 19 de março de 2007

Carta


24 - 9 - 1929

Ex.ma Senhora D. Ofélia Queirós:

Um abjecto e miserável indivíduo chamado Fernando Pessoa, meu particular e querido amigo, encarregou-me de comunicar a V. Ex.ª - considerando que o estado mental dele o impede de comunicar qualquer cousa, mesmo a uma ervilha seca (exemplo da obedência e da disciplina) - que V. Ex.ª está proibida de:

(1) pesar menos gramas,
(2) comer pouco,
(3) não dormir nada,
(4) ter febre,
(5) pensar no indivíduo em questão.

Pela minha parte, e como íntimo e sincero amigo que sou do meliante de cuja comunicação (com sacrifício) me encarrego, aconselho V. Ex.ª a pegar na imagem mental, que caso tenha formado do indivíduo cuja citação está estragando este papel razoavelmente branco, e deitar essa imagem na pia, por ser materialmente impossível dar esse justo Destino à entidade fingidamente humana a quem ele competiria, se houvesse justiça no mundo.

Cumprimenta V. Ex.ª

Álvaro de Campos, Eng. naval

Fernando Pessoa, Escritos Íntimos, Cartas

Pintura de Henri Matisse, Femme assise à sa coiffeuse

2 comentários:

[[cleo]] disse...

Olá Angela!

Só hoje descobri este cantinho...
Mas ainda bem que o descobri!
Esta carta é um bom exemplo disso.

Acho que me vou demorar por aqui...

Um beijinho soprado

Anónimo disse...

Embora amasse Ofélia, Pessoa utilizava todos os estratagemas para que ela o deixaxe, visto não se achar digno do seu amor. Um abraçooo!